Rio de Janeiro - A Cruz Vermelha Brasileira-RJ atendendo a solicitação da D efesa Civil local está presente em Córrego Dantas, no Município de Nova Friburgo, com 15 voluntários disponibilizando ajuda humanitária para a população que está sendo direcionada para pontos de apoio da região. Outros 40 voluntários estão sendo acionados pela Coordenação local, para atender às áreas de Conselheiro Paulino e Califórnia, que sofrem com as cheias dos rios Córrego Dantas e Bengalas.
A Cruz Vermelha Brasileira, através do seu presidente Walmir Moreira Serra, informou que está acompanhando atentamente os desdobramentos das constantes chuvas que atingem várias regiões do Brasil, especialmente a Região Serrana do Rio de Janeiro. “Estamos preocupados com as condições das populações em situações de riscos e alertamos nossas filiais que poderão ser acionadas para auxiliar essas populações. Queremos parabenizar a filial do Rio de Janeiro e seus voluntários pela iniciativa de levar ajuda às comunidades atingidas e estamos mobilizando os Departamentos da Sociedade Nacional para somar esforços.”
Informações do Portal G1 - As constantes chuvas que atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, principalmente Nova Friburgo, mobilizaram a Defesa Civil estadual, além da Defesa Civil municipal, que na manhã desta segunda-feira (2), percorreram as comunidades em risco, para alertar e orienta os moradores. Do total de 72 sirenes de alerta de chuva no estado, Nova Friburgo conta com 35, espelhadas em 20 comunidades. E de acordo com a Defesa Civil, em Friburgo, as sirenes foram acionadas nos seguintes locais: Córrego Dantas, Jardinlândia, Jardim Califórnia 1 e 2, Conselheiro Paulino, Floresta, Três Irmãos, Rui Sanglard, Lazaretto e Ouro Preto.
A Defesa Civil estadual informou ainda que fortes chuvas também atingem o Noroeste Fluminense, com maior concentração no município de Lajes do Muriaé, que registra acumulado de 57,6 mm nas últimas 4 horas.
Desde domingo (1) em Nova Friburgo, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, comanda o trabalho de 24 integrantes do Departamento Geral de Defesa Civil estadual e 15 bombeiros militares do município, que contam com o apoio de oito viaturas, dois caminhões e seis de pequeno porte, 4x4.
Segundo a assessoria da Defesa Civil estadual, o Departamento Geral o órgão coordena ações preventivas na região, em parceria com a defesa civil do município, com a Cruz Vermelha, com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), o DRM, o Instituto Estado do Ambiente (Inea) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário