Superação, mudança de comportamento, novas oportunidades conquistadas, eram termos utilizados com muita ênfase pelos jovens reunidos no local. A alegria tomava conta do ambiente, todos ao mesmo tempo querendo falar, comportamento típico de adolescentes. Quem chegava ao local não dizia que toda essa animação era para falar de cidadania. Tudo isso aconteceu durante toda esta terça-feira (11/11), no 1º Seminário dos Núcleos de Defesa Civil Jovem de Jaboatão.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Hotel Barramares, em Piedade, em comemoração à VII Semana Nacional de Redução de Desastre. Os participantes eram alunos da escola municipal Antônio Vieira de Melo, que fica no bairro do Zumbi do Pacheco. Todos com faixa etária entre 10 e 16 anos. Ao longo do dia foram realizadas palestras e os jovens puderam apresentar o trabalho que vêm desenvolvendo nos núcleos.
O secretário Executivo de Defesa Civil de Jaboatão, Cláudio Carraly, durante o evento anunciou a criação de 16 novos Núcleos de Defesa Civil, sendo 7 jovens, 7 adultos e 2 , que funcionarão em Muribeca, um voltado para prédios e outro para alagamentos.
Carraly ressaltou o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo com o foco principal na prevenção. “Essa tem sido uma marca da gestão Elias Gomes, empoderar a sociedade, trazendo ela para a discussão, para tomar decisões que vão transformar a vida delas próprias. Sem dúvidas essa tem sido uma ação transformadora. Quando você oferece treinamento a pessoas, isso ajuda na formação e torna o cidadão critico”, disse.
Quem também esteve presente no seminário, foi a coordenadora de Planejamento e Assistência da Secretaria Executiva de Defesa Civil, Rejane Lucena, que destacou o pioneirismo do projeto no Brasil. “O projeto é pioneiro no Brasil e já foi apresentado em vários estados, a exemplo de São Paulo, Alagoas, Santa Catarina e no Distrito Federal. e se transformou em tema de uma das aulas do curso de Defesa Civil a distância de uma faculdade de Santa Catarina”, destacou.
Rejane ainda falou sobre a satisfação em ser fundadora do projeto e ver hoje os resultados. “É um sentimento de extrema felicidade, perceber que ao longo de seis anos, o projeto tem sido fortalecido com a possibilidade dos jovens serem transformados em agentes multiplicadores, disseminando o conhecimento para outros jovens. É satisfatório ver que o projeto tem sido reconhecido, não apenas por outros Estados, mas principalmente, pela gestão municipal que tem investido muito nesses jovens”, acrescentou emocionada.
APROVAÇÃO
Para a gestora da escola municipal Antônio Vieira de Melo, Maria Ana Paula, o núcleo tem ido além da Defesa Civil, ajudando na mudança de vida dos jovens. “Esse projeto é diferente de tantos outros, pois ele não seleciona os melhores alunos ou os que têm as melhores notas, mas chama a todos e com isso promove a inclusão social. Esse alunos, quando têm contato com a responsabilidade, começam a mudar de vida e depois começam a mudar o bairro. Acredito que o maior de todos os benefícios desse núcleo é a mudança na vida desses jovens, mostrando que nossos jovens têm futuro”, disse emocionada.
Para o estudante Matheus Henrique, 14 anos, o projeto mudou o seu cotidiano. “Mudou nossa responsabilidade, passamos a ajudar nossa comunidade, nos tornando verdadeiros agentes de transformação social”, disse.
Quem ratificou a importância do projeto, foi a também estudante Ingrid Marques, 15 anos, que destacou a mudança de comportamento. “O que mudou foi que agora estamos transmitindo o conhecimento, cumprindo o nosso papel de cidadão”, declarou sorridente.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2011/10/12/NWS,413684,52,558,JABOATAO,2132-DEFESA-CIVIL-PROMOVE-SEMINARIO-JOVENS-NUDEC.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário