sábado, 29 de outubro de 2011

Infraero realiza simulados de emergência em aeroportos - Cruz Vermelha Pernambuco participa com 12 operacionais


Os aeroportos de Recife (PE), Natal (RN), Imperatriz (MA) e Bagé (RS) realizaram nesta sexta-feira (28/10) seus Exercícios de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). O simulado, que é anual, tem por objetivos medir a eficácia do Plano de Emergência (PLEM) nos aeroportos e promover o treinamento e a integração dos profissionais e instituições envolvidos, além de avaliar o desempenho do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE).

No Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freire, o exercício simulou um acidente aéreo com um Boeing 747-400 com 50 pessoas a bordo, que chegou ao aeroporto após passar por uma pane e um incêndio.
Nesse cenário, a ação avaliou a prontidão dos cem novos socorristas do CVE, que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em uma semana de capacitação. Após o exercício, a equipe se mostrou capacitada para atuar na área de contra incêndio, além de auxiliar nos primeiros socorros.
O superintendente Regional do Nordeste, Fernando Nicácio, e a superintente do aeroporto, Elenilda Cunha, acompanharam a simulação e destacaram a importância da mobilização em torno do exercício. “Mais do que cumprir requisitos normativos, estamos trabalhando para preservar vidas por meio de uma rede de socorristas que trabalham de forma integrada com as demais instituições envolvidas. A avaliação de cada exercício, com a observação dos ajustes necessários, é fundamental para a melhoria desse atendimento”, disse Nicácio.
"Sentimos a seriedade e o empenho com que os órgãos integrantes do Plano de Emergência participaram do Exeac e contribuíram para o sucesso da simulação de hoje", afirmou Elenilda Cunha.
Além dos integrantes do setor aéreo – Infraero, Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil e empresas aéreas, o acionamento do Plano de Emergência também envolveu diversos órgãos de segurança pública, como Defesa Civil, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Tráfego Urbano, além do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Cruz Vermelha, hospitais públicos e privados, entre outros.

   Assessoria de Imprensa – Infraero
   imprensa@infraero.gov.br 
   www.twitter.com/canalinfraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário