Rio de Janeiro – Nesta segunda-feira, 05/12, a Cruz Vermelha Brasileira comemora 103 anos de sua criação. Médicos e personalidades ilustres como Oswaldo Cruz, seu primeiro presidente, fazem parte de sua história, que se confunde com a história do país. Foi através da Cruz Vermelha Brasileira que a população se reuniu para formar enfermeiras que atuaram junto ao Exército nas duas Grandes Guerras, e esteve sempre presente em situações de calamidades como: inundações, deslizamentos, secas, incêndios florestais, prestando ajuda às comunidades vulneráveis. Faz parte do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que é a maior rede de ajuda humanitária do mundo movida pela força do seu voluntariado.
O presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra, lembrou a importância do trabalho dos voluntários. “A história da Cruz Vermelha Brasileira é feita das ações de homens e mulheres que trabalharam ao longo de décadas para aliviar e evitar o sofrimento humano. São os voluntários que se apresentam, por vezes arriscando a vida, para atender comunidades em risco, e lutam pela sua recuperação, pela inclusão social, por uma cultura de não violência, levando esperança. Esses voluntários continuam escrevendo a história dessa instituição centenária que faz parte da vida dos brasileiros” ressaltou.
A Cruz Vermelha Brasileira é constituída com base nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário e nos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha, aprovados pela XX Conferência Internacional de Viena: HUMANIDADE; IMPARCIALIDADE; NEUTRALIDADE; INDEPENDENCIA; VOLUNTARIADO; UNIDADE; UNIVERSALIDADE.
É uma sociedade de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde (Decreto 2.380 de 31/12/1910). Considerada uma entidade de utilidade internacional, declarada de caráter nacional pelo Decreto 9.620, de 13/6/1912, é uma organização federativa, composta por seu órgão central e por associações da Cruz Vermelha existentes no Brasil (Decreto 23.482, de 21/11/1933). Faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, composto pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e suas 187 Sociedades Nacionais – dentre elas o Brasil – e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O Movimento Internacional é a maior rede humanitária do mundo. Neutra e imparcial oferece proteção e assistência às pessoas afetadas por desastres e conflitos armados por meio de mais de 97 milhões de voluntários, colaboradores e funcionários que operam em mais de 180 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário