domingo, 9 de janeiro de 2011

Entre notícias boas e ruins


Prezados visitantes, acho que perceberam que as postagens anteriores revezam entre notícias boas e ruins, percebe-se, mesmo que tardio, um esforço / investimento do Governo Federal em ferramentas para prevenção e preparação aos desastres, mas por outro lado na base da pirâmide dos problemas, estão os 80% municípios Brasileiros que não possuem Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs), ou apenas estão no papel. Ainda é forte a cultura de preferir a resposta / socorro nos municípios e não na mitigação, levando a população a um nível de vulnerabilidade muito alto, se consideramos as mudanças climáticas, que tornaram os eventos climáticos mais severos.
Acho que estamos avançando em alguns aspectos, sou um entusiasta convicto, mas me pergunto do que adianta termos super computadores e centros de moderníssimos prevenção de catástrofes, se nos municípios quando alertados da eminência de um desastres, não se tem uma plano de contingência, não se tem mapas de áreas de risco, não se tem pessoas preparadas para gerenciamento de abrigos ou mesmo abrigos dignos.
Existe uma necessidade imediata de investimento na melhor formação técnica e fornecimento de recursos materiais as Comdecs e Nudecs, estes são órgãos que são responsáveis pela primeira resposta, são eles que salvaram vidas antes de qualquer apoio maior chegar. A população também necessita entender seu papel neste processo, mudando seus hábitos de consumo, aumentando sua consciência ambiental e sua percepção de riscos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário