sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alerta reduz estragos, diz prefeitura de Blumenau

Os moradores de Blumenau souberam com antecedência que as águas do rio Itajaí-Açu poderiam inundar cidade durante esta semana. A Defesa Civil deu alertas -divulgados via imprensa-já na segunda-feira, três dias antes de o rio começar a invadir ruas do município.
Para a prefeitura, Blumenau está mais preparada para lidar com inundações do que em 2008, quando 24 pessoas morreram na cidade -houve 135 mortes no Estadp por causa das chuvas e consequentes deslizamentos.
Nesta semana, o nível do rio Itajaí-Açu, que banha a cidade, atingiu 12,60 metros, mais do que há três anos, quando chegou a 11,52. Os estragos agora foram menores, de acordo com a prefeitura. A Defesa Civil atribui o fato à implantação de um plano contra enchentes, que inclui uma observação precisa do nível das águas do Itajaí-Açu e do volume de chuva.
Com esses dados em mãos, técnicos da Furb (Universidade Regional de Blumenau) fazem suas previsões. Se o resultado apontar enchente, a Defesa Civil divulga o alerta. Além disso, um mapeamento das ruas mais baixas e propensas a inundações mostra em que momento elas serão invadidas pelas águas.
Segundo o secretário municipal da Defesa Civil, José Egídio de Borba, apesar das melhorias, nem tudo ocorreu dentro dos planos. Ontem, um sistema eletrônico de monitoramento do nível do rio não funcionou, e a medição teve de ser feita com réguas.
O número grande de vítimas de 2008 não é explicado apenas pela implantação de um sistema de alertas. Naquela ocasião houve mais deslizamentos, o que aumenta as chances de haver vítimas fatais nos temporais.

Fonte:http://www.ceped.ufsc.br/noticias/alerta-reduz-estragos-diz-prefeitura-de-blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário