“Para mim, é realização de um sonho, porque sei que na hora será muito emocionante e gratificante. Sou católica, mas a iniciativa em ajudar não foi promessa. Eu e duas amigas também da minha sala vamos ajudar neste Círio”. Foram com estas palavras que a estudante Adriana César, do segundo semestre do curso de Fisioterapia da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), falou sobre a importância de fazer parte pela primeira vez como voluntária da Cruz Vermelha durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano, será realizado no dia 09 de outubro.
Na tarde do dia 14, mais de 150 alunos da Esamaz que serão voluntários no apoio ao Círio de Nazaré foram capacitados durante o curso de primeiros socorros por uma equipe da Cruz Vermelha, no auditório da unidade de ensino da Municipalidade. Eles aprenderam sobre ajuda no atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros aos romeiros, distribuição de águas e auxílio na busca para encontrar familiares de crianças perdidas durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O atendimento é realizado tanto aos romeiros que por algum motivo passam mal e não conseguem manter-se na grande procissão, ou mesmo aquelas pessoas que ficam à espera da passagem da Santa. Os voluntários receberam durante quatro horas orientações sobre a maneira de se fazer um cordão de isolamento, como prestar os primeiros socorros, serviço de busca e paradeiro, crianças perdidas, entre outros.
O curso de primeiros socorros tem como objetivo orientar os voluntários sobre as situações que poderão ocorrer no Círio e sobre como transportar as pessoas com segurança até ao atendimento em um dos 20 postos de apoio montados ao longo do trajeto da romaria. “Este é o momento importante para que as pessoas se preparem da melhor maneira possível para ajudar a quem precisa com a calma e tranquilidade necessárias. As orientações são simples, mas devem ser seguidas, porque na hora é muito sufoco e a vítima precisa ser protegida do tumulto. Para ser voluntário, a pessoa precisa apenas ter boa vontade em ajudar o próximo”, explicou Carlos Silva, coordenador do Departamento de Socorro da Cruz Vermelha.
Entre os 1.494 atendimentos feitos pela Cruz Vermelha no Círio de 2010, as principais causas foram os desmaios, mal-estar, ataques de asma e hipoglicemia, provocada principalmente pela falta de alimentação antes da romaria. No ano passado, foram registrados cerca de 48 crianças desaparecidas durante a procissão. Além de encaminhar para o atendimento médico, a Cruz Vermelha também oferece lanches aos romeiros que precisam repor as energias, auxiliam na busca de familiares e distribuem águas. Neste Círio, a Cruz Vermelha vai atuar com 11.900 voluntários.
Segundo a coordenadora geral de ensino da Esamaz, Helena de Mendonça, esta é uma parceria junto a Cruz Vermelha, e é o segundo ano que os alunos participam como voluntários do Círio. “Neste ano foram inscritos cerca de 150 alunos que vão atuar durante a procissão do Círio que é realizada no domingo. Ao final todos os alunos receberão certificado contando com 10 horas pela participação no curso de primeiros-socorros e a procissão”, disse Helena.
Para atuar nas romarias do Círio, é preciso se inscrever junto à Cruz Vermelha e fazer apenas uma aula de primeiros socorros. Após o dia de curso, o voluntário já recebe a locação onde deverá se apresentar no dia da romaria.
Para se inscrever
Para participar do Círio como voluntário, basta se inscrever na sede da Cruz Vermelha até o dia 24 de setembro, fazer um dia de curso de primeiros socorros e se apresentar no dia da Procissão no local indicado durante o treinamento. Em Belém, a Cruz Vermelha fica na Avenida Gentil Bittencourt, 1.840, entre Alcindo Cacela e Nove de Janeiro. Os telefones são 3226-2554 e 3226-2556.
Fonte:http://www.esamaz.com/v01/noticias/513-cruz-vermelha-treina-academicos-da-esamaz-para-serem-voluntarios-no-cirio-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário