A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) está em alerta desde as primeiras horas da segunda-feira, quando começou a chover forte na capital alagoana. Nesse dia, choveu na capital quase o corresponde ao esperado para o mês inteiro de agosto: foram 101.2 milímetros de chuva – agosto tem uma média histórica de 115.3 milímetros, registrada nos últimos 40 anos.
Com a queda de tanta água na cidade, a Comdec registrou duas ocorrências: uma na Grota Monte Alegre, na Chã da Jaqueira, e outra na Aldeia do Índio. Na Grota Monte Alegre, um homem caiu num córrego e morreu afogado.
A Defesa Civil procura sempre manter as comunidades das áreas de risco da capital treinadas para saber como agir em situações de emergência. Em maio passado, a Comdec fez um simulado de prevenção de desastres com a comunidade do Vale do Reginaldo. A simulação envolveu 150 pessoas.
A iniciativa foi importante porque começou em maio, na chamada “quadra chuvosa”, que reúne os meses de maio, junho, julho e agosto. A Defesa Civil está monitorando a ocupação das áreas de risco, para evitar a ocorrência de tragédias durante todo o período de inverno.
A Defesa Civil se prepara de maneira contínua para evitar a ocorrência de acidentes mais graves em Maceió no período chuvoso. Uma dessas estratégias é o Programa Apen: Alerta e Preparação da Comunidade para Emergência Natural Local.
O Apen foca principalmente em duas frentes de trabalho: limpar e desobstruir as galerias de águas pluviais da capital e monitorar a ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas. A primeira ação começou em janeiro, com a limpeza das galerias da Levada e do Trapiche.
Durante o lançamento do Programa Apen, em janeiro, o prefeito Cícero Almeida lembrou que é graças a esse tipo de trabalho que alguns pontos de alagamento de Maceió passaram a deixar de existir, e os que ainda persistem escoam mais rapidamente logo após as chuvas.
Para monitorar as áreas de risco de Maceió, a Prefeitura também conta com os Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por lideranças comunitárias dessas regiões.
Fonte:http://aquiacontece.com.br/noticia/2011/08/23/comdec-mantem-equipes-em-alerta-devido-ao-periodo-de-fortes-chuvas
Nenhum comentário:
Postar um comentário