quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tendas Shelterbox fornecendo abrigo para refugiados na África Oriental

Mais de 6.000 tendas ShelterBox e equipamentos essenciais têm sido enviados para campos de refugiados perto de Dadaab no Quênia e em Dolo Ado na Etiópia.
As tendas vão abrigar até 6.000 famílias que fugiram da seca na Somália, alguns a pé por até sete dias para encontrar comida, água, abrigo e segurança.
Cerca de mil barracas ShelterBox já foram instaladas no acampamento de refugiados no Quênia e na Etiópia, as tendas estão sendo distribuídas para as famílias mais vulneráveis, particularmente aquelas que estão cuidando de crianças órfãs ou não acompanhadas.
Necessidade desesperada por ajuda
A Equipe de Resposta ShelterBox no Quênia, Ben Spurway (Reino Unido), Joe Cannon (Reino Unido), Laura Dale (Reino Unido) e Julia Schaper (Dinamarca), visitou ontem (15 de agosto) um dos três centros de refugiados registrados em Dadaab. Cerca de 1.400 refugiados vieram para o centro em um dia. Muitas das famílias, incluindo crianças muito pequenas e idosos, tinham andado durante dias para chegar ao Quênia.
Julia, que está em sua primeira implantação, disse: ‘O número de crianças envolvidas é muito chocante e perturbador. Eu acho incrível que depois de uma viagem tão longa, essas pessoas mantêm alguma esperança de que suas necessidades serão abordadas e receberão alguma ajuda. Queremos proporcionar-lhes abrigo o mais rápido possível. ’
Famílias obrigadas a caminhar por dias
Famílias do Distrito Bu'aale na Somália deixaram suas aldeias depois de todos os seus animais morreram em conseqüência da seca.
Aboliyo Dahir andou por sete dias através do deserto com suas filhas e seus netos. Falando através de um tradutor, ela disse: 'Nós não estamos carregando nem mesmo utensílios ou comida. Agora não temos nada. As pessoas estavam nos prestando assistência de aldeia em aldeia. Estamos cansados, não temos comida e algumas das crianças estão doentes. ’
Jelle Mohamed Aden e sua esposa Madino Ibrahim, caminharam pelo mato com seus quatro filhos, incluindo um bebê de três meses de idade, a pé e de carro durante quatro dias para chegar à fronteira. Jelle disse: 'Nós somos os pastores e os nossos animais morreram. Nós não poderíamos cultivar a fazenda por causa da seca. Esperamos conseguir comida, assistência e abrigo -. Algum lugar que se possa residir pacificamente’
ShelterBox está trabalhando em parceria com o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, a Organização Internacional para as Migrações, Save the Children, Visão Mundial e os administradores do campo de refugiados no Quênia e na Etiópia para garantir que ajuda continue sendo entregue às famílias em necessidade desesperada.


A ShelterBox é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que provê abrigo, calor e dignidade às vítimas de desastres em todo mundo através de doações.
Por isso as doações são vitais para que a ShelterBox continue seu trabalho humanitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário