segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Plano de Emergência será realizado esta semana em Angra (RJ)


O Exercício Geral do Plano de Emergência será realizado na próxima quarta e quinta-feira em Angra dos Reis. Os últimos detalhes da ação foram apresentados na semana passada pelo 10° GBM (Grupamento do Corpo de Bombeiros).
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Renato Pontes, disse que a principal novidade deste ano será a ampliação do tempo do exercício.
- Teremos novidades que já estavam no nosso cronograma, com ações que precisamos exercitar. Além disso, aumentamos o tempo do exercício que, ao invés de um dia, passará a ter dois. Assim, iremos torná-lo mais próximo da realidade - explicou Pontes.
O exercício será feito com mais de duas mil pessoas, com o objetivo de testar o plano em uma emergência diária e numa emergência geral.
Além das atividades de costume - como análise do sistema de comunicação e evacuação dos bairros próximos às usinas -, o exercício também irá analisar a logística completa no caso da necessidade de serem entregues pastilhas de iodeto de potássio à população (que evitam a contaminação por radiação).
A entrega das pastilhas será feita através de kits contendo balas, e será realizada somente na comunidade da Praia Vermelha, que possui aproximadamente 200 moradores. Ainda será confirmada a presença de ministros na ação.
O exercício contará com quatro etapas, sendo elas: Evento Não Usual; Alerta; Emergência de Área; Emergência Geral.
A ação começa com a simulação de um trabalhador atingido dentro da usina. Logo após ele é levado às unidades de Saúde no centro da cidade e mais tarde ao Rio de Janeiro, para testar o tempo do trajeto em uma situação de emergência.
Também haverá testes dos abrigos nucleares, onde 200 voluntários farão a simulação de fuga. Cerca de 50 pessoas irão se descolar em direção à Paraty e 150 até o bairro do Frade. O transporte será feito por ônibus das empresas envolvidas no plano.
Na quarta-feira, às 8h, haverá uma entrevista coletiva com os coordenadores do exercício. Estarão presentes o Secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Simões; o subsecretário estadual de Defesa Civil e coordenador do exercício, Jerri Pires; o coordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), Otto Ramos da Luz; e o coordenador do Plano de Emergência Local (PEL) da Eletrobras Eletronuclear, Paulo Werneck.
Também estarão presentes representantes da Defesa Civil de Angra dos Reis e Paraty, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Ministério da Saúde, entre outras entidades.
Dentre os destaques da ação está a simulação da transferência de um radioacidentado do Centro de Medicina das Radiações Ionizantes (CMRI), na Vila Residencial de Mambucaba, até o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Essa atividade acontecerá na quinta-feira, às 11h30.
Ainda na quarta-feira haverá a simulação de retirada dos trabalhadores da central nuclear de Angra. No dia seguinte, haverá treinamentos de evacuação de moradores de Angra dos Reis em localidades situadas até 5 Km das usinas, como Pingo D'Água, Guariba, Frade e Praia Vermelha.

Exercício Geral foi explicado à população
Para apresentar todos os detalhes da simulação nas usinas nucleares, uma van personalizada percorreu diversos pontos da cidade, com especialistas que tiraram as dúvidas da população e entregaram uma cartilha feita especialmente para a campanha com as principais informações sobre o plano. Outras publicações, como folhetos e revistas, também foram distribuídas.
- O nosso objetivo é mostrar à população que o Plano de Emergência é mais do que eficaz. Por isso, é essencial que as pessoas recebam as informações corretas para que possam se sentir protegidas - explicou o tenente-coronel Otto Luiz Ramos da Luz, coordenador do CCEN (Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear).
- Como não é sempre que acontece essa simulação temos dúvidas de como vai ser, do que devemos fazer ou não, e o que vai acontecer de verdade. Então achei muito interessante e bom para todos nós podermos entender o que acontece realmente no Plano de Emergência e como tudo funciona - disse o morador do bairro Bracuhy, Alexandre Ramos.
Além da van personalizada, uma campanha publicitária sobre o plano de emergência da central nuclear foi executada. As peças publicitárias ainda estão sendo veiculadas na TV, nas rádios e nos jornais da região.

Principais Dúvidas
 As principais dúvidas da população foram quanto à utilização das pastilhas de iodeto de potássio - novidade deste ano.
Além das atividades de costume - como análise do sistema de comunicação e evacuação dos bairros próximos às usinas, o exercício também irá analisar a logística completa no caso da necessidade de serem entregues pastilhas à população.
- Os comprimidos de iodeto são utilizados como uma das últimas opções em caso de um acidente nuclear, pois não é previsto que a população seja exposta a qualquer tipo de radiação, e portanto tomamos ações preventivas quanto a isso. Mas, como há mais de cinco anos já vínhamos discutindo isso, vamos testar como seria feita a entrega desse material no nosso município, utilizando balas - explicou o Tenente Coronel Jerri, comandante do 10º GBM (Grupamento de Bombeiros).
Com mais de duas mil pessoas mobilizadas, a atividade terá como objetivo testar o plano em uma emergência diária e uma emergência geral. A entrega das pastilhas, por exemplo, irá testar todo o sistema logístico da operação se houver necessidade de administrar o comprimido, como em quanto tempo o material será entregue, em quais locais e para quantas pessoas, dentre outros.
- Nessas horas as pessoas costumar exagerar nas informações e nas fofocas, e acaba virando uma história totalmente incorreta. Por isso, acho bom que possamos ter acesso direto às informações para saber como será a ação. Assim todos nós faremos tudo de forma correta, e as análises serão feitas adequadamente - ressaltou o morador do Frade, Alberto de Azevedo.

Fonte:http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,45290,Plano-de-Emergencia-sera-realizado-esta-semana-em-Angra.html#axzz1WT4ht4j9

Nenhum comentário:

Postar um comentário