sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Defesa Civil treina voluntários para situações de emergência (PR)

Até o final de setembro, a Defesa Civil de Curitiba terá formado mais 180 voluntários para atuar em ações de prevenção e situações de emergência. O 3º Curso de Capacitação a Voluntários da Defesa Civil começa neste sábado (7), com uma turma de 60 cadastrados. Os novos formandos se juntarão aos mais de 400 voluntários já treinados.
O curso é coordenado por técnicos da Defesa Civil de Curitiba, com a duração de 8 horas, divididas em dois finais de semana. Durante o treinamento, os voluntários recebem noções de estrutura e funcionamento da Defesa Civil; planos de preparação para emergência local; Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir; legislação sobre o voluntariado; noções em primeiros socorros; e procedimentos de auxílio nos atendimentos a emergências e as suas vítimas.
"Somente com o apoio destes voluntários poderemos atuar de forma mais efetiva nas situações de emergência. É importante que a população esteja preparada", afirma o coordenador técnico da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro.
Segundo o coordenador, o objetivo é que mais de 50% dos 2 mil cadastrados passem por essa capacitação até o início da Copa do Mundo da FIFA no Brasil de 2014. "Os voluntários são compostos por pessoas, da iniciativa privada e de órgãos públicos, de diversas áreas e profissões, que fizeram seus cadastros, como voluntários, junto à Defesa Civil do Município, como do Estado, através das páginas na Internet desses órgãos", comenta Ribeiro.
Para fazer o cadastro como voluntário, basta acessar o Cadastro de Voluntários da página da Defesa Civil na internet (www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br). O curso deste sábado será no edifício Delta (Av. João Gualberto, 623), entre 8h e 12h.

Comunidade preparada
Além disso, até o final do ano, cada uma das nove Administrações Regionais deverá contar com, ao menos, um Núcleo da Defesa Civil Comunitária (Nudec). A exigência está prevista nos contratos de gestão assinados pelos secretários municipais e pelo prefeito Luciano Ducci. As administrações deverão indicar as áreas de maior vulnerabilidade.
No início de maio, os Nudecs do Bairro Alto, Mahikari (Matriz) e do Plano de Auxílio Mútuo da CIC (PANCIC) foram reconhecidos oficialmente pela Secretaria de Defesa Social. "Graças a esta parceria, posso afirmar que o que fazemos em Curitiba em termos de Defesa Civil é referência para as outras cidades do país", afirma Ribeiro.
Nos núcleos do Bairro Alto e Mahikari mais de 60 agentes receberam treinamento em defesa civil, primeiros socorros e plano de preparação para emergência. No PANCIC, são 23 empresas participantes.


Fonte:http://oestadopr.pron.com.br/cidades/noticias/38366/?noticia=defesa-civil-treina-voluntarios-para-situacoes-de-emergencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário