terça-feira, 12 de abril de 2011

Base da Defesa Civil Alemã está no voluntariado, afirma o engenheiro Albrecht Broemme

Ao lado do Ministro da Integração
Nacional, Fernando Bezerra Coelho
Brasília – Profissionais de todas as áreas de atividade integram o Sistema Alemão de Defesa Civil como voluntários para atuação em todo o país, e até fora dele, em situações de emergência causadas por desastres naturais. A primeira Brigada de Bombeiros Voluntários do país foi formada há 160 anos.
Foi o que disse hoje (12/04), durante palestra no Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres o engenheiro Albrecht Broemme, presidente da THW – Technisches Hilfwerk, instituição do governo alemão responsável por recrutar, treinar e coordenar a atuação dos voluntários nas operações para as quais são convocados.
Segundo ele, em caso de necessidade, os participantes das redes de voluntários são chamados por meio de alarmes, rádios ou pelas redes sociais da internet. Se tiverem emprego são reembolsados pelo governo pelos dias que se ausentarem do trabalho. O governo também assegura todo o apoio logístico e de equipamentos para o desempenho das operações de resgate e salvamento, quando for o caso.
Com base nas lições tiradas da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, Albrecht Broemme também fez recomendações ao Brasil sobre a segurança nos estádios para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no País. Segundo ele são necessárias providencias de natureza técnica e logística, como exercícios práticos de operações de emergência. Outra medida é saber com antecedência para onde levar as pessoas em caso de necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário