Autoridades das cidades de Taquari, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Novo Hamburgo, e Teutônia já decretaram situação de emergência devido aos estragos provocados por temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde sexta-feira (22).
No total, 12 municípios se mobilizam para buscar apoio da Defesa Civil Estadual. Além das cinco prefeituras, as cidades de Piratini, Cacequi, Igrejinha, Paverama, Fazenda Vila Nova, São Paulo das Missões e Santa Cruz do Sul já encaminharam uma Nopred (Notificação Preliminar de Desastre).
Apesar dos anúncios, ainda não foram homologados no órgão os decretos de São Sebastião do Caí, Novo Hamburgo e Teutônia, o que deve ocorrer na segunda-feira (25). Além disso, segundo a Defesa Civil, parte dos municípios que encaminharam a notificação de desastre também pode decretar emergência caso seja detectado no município envolvido prejuízos superiores a 5% do PIB local.
Somente em Cacequi, mais de 13 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e dez residências sofreram danos. Santa Cruz do Sul teve 12 mil atingidos e cerca de 400 pessoas tiveram que sair de casa. No município de Pareci Novo, foram 2.500 afetados, danos em mais de 400 residências e 250 desalojados. Em Piratini, houve também chuva de granizo e um total de 1.800 moradores sofreram prejuízos. Além disso, 800 pessoas foram deslocadas de suas residências. Taquari contabilizou 820 afetados e cerca de 40 pessoas precisaram sair de casa. Em Paverama, 300 moradores foram prejudicados e 40 residências tiveram danos.
Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/noticias/municipios-anunciam-situacao-de-emergencia-no-rs-20110424.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário