V reunião de análise e previsão climática continua prevendo um período de chuvas favorável para o setor leste do estado.
Em continuidade às reuniões de análise e previsão climática realizadas no Nordeste do Brasil, realizou-se a V Reunião de Análise Climática em Alagoas, nos dias 19 e 20 de abril de 2011. Nesta reunião foram analisadas as condições regionais da pluviometria ocorrida em março/2011 e os campos globais dos oceanos e atmosfera, bem como os resultados de modelos numéricos de previsão climática. Além da APAC, participaram meteorologistas dos Centros Estaduais da Região Nordeste, do INPE e do INMET. A reunião ocorreu simultaneamente à uma teleconferência com a participação de diversas instituições ligadas a meteorologia de todos os estados brasileiros.
Comportamento das chuvas durante o mês de abril/2011.
As chuvas ocorridas sobre o estado de Pernambuco durante o mês de março de 2011 tiveram seus maiores totais concentrados sobre a região do Sertão e Sertão de São Francisco. Os principais registros foram observados nos municípios de Araripina: 231,0 mm, Tacaratu: 214,0 mm, Serra Talhada 182,0 mm e Santa Maria da Boa Vista com 114,0 mm. Nas demais regiões as chuvas se comportaram com valores abaixo da média histórica e com alguns registros mais significativos sobre os municípios de Jaboatão dos Guararapes 130,0mm e Goiana: 113,0 mm.
Aspectos Globais do Clima
A situação dos oceanos durante o mês de março apresentou diminuição das anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e enfraquecimento dos ventos Alísios no Oceano Pacífico central apontando para a desintensificação do fenômeno La Niña. No Atlântico Tropical, continuam as anomalias positivas de TSM ao longo do equador e na porção sul da bacia. No Atlântico Norte as TSM apresentaram redução das áreas com anomalias positivas, favorecendo atuação convectiva da Zona de Convergência Intertropical.
Previsão das Chuvas para o Trimestre Maio a Julho
Para o período de maio a julho de 2011, a maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos indica uma tendência de chuvas normais a acima da média para o Litoral, Mata e Agreste do Estado com as seguintes categorias de probabilidades: 45% acima, 35% normal e 20% abaixo. Ressalta-se que este período corresponde ao final da estação chuvosa do Sertão e Sertão de São Francisco. A previsão é que continue ocorrendo chuvas durante o restante de abril e ao longo do mês de maio nestas regiões, porém com chuvas mais esparsas e fracas. Poderá persistir a ocorrência de eventos extremos de precipitação, chuvas de intensidades moderada a forte, especialmente no Litoral, Mata e Agreste, sendo importante o acompanhamento das previsões de tempo durante a estação. Durante este período a previsão para as temperaturas, é de que fiquem baixo da média histórica, ou seja, as temperaturas mínimas devem ficar de um ou dois graus abaixo da sua média sobre todo o estado de Pernambuco.
Fonte:
Patrice Rolando da Silva Oliveira
Agência Pernambucana de Águas e Clima
Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas
(81)9488-2890/3184-2957
Fonte:
Patrice Rolando da Silva Oliveira
Agência Pernambucana de Águas e Clima
Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas
(81)9488-2890/3184-2957
Nenhum comentário:
Postar um comentário