quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lamepe prevê recorde no índice histórico de chuvas para o mês de abril

Ruas e avenidas alagadas e trânsito parado: uma combinação recorrente nos últimos dias no Recife e em vários pontos da Região Metropolitana. De acordo com o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), neste mês de abril, até a última terça-feira (19), choveu o equivalente a 442 milímetros. E a previsão é de mais chuva nos próximos dias, o que deve levar a um recorde na média histórica, dizem os especialistas.
“Fizemos uma passagem por todos os anos, que remonta desde o começo do século passado, desde 1911. Em 2000, tem um registro de 436 milímetros e nós já superamos esse recorde. Em 1996, que teve aquele problema no Córrego do Boleiro, chegou a 459mm e nós devemos ultrapassar esse recorde, pois estamos no dia 20 e ainda tem previsão de muita chuva no mês de abril”, afirma a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda.
Francis alerta que a chuva deve durar até a próxima segunda-feira (25). “Mas, neste contexto, não tem nenhuma previsão de chuva extrema, que seria parecido com o que ocorreu ontem [dia 19], que chegou a 119 milímetros na cidade do Recife. Mas ainda tem muita chuva para acontecer nos próximos dias, sim”, diz.

AÇÕES DA PREFEITURA
De acordo com o secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano, Amir Schvartz, o sistema de drenagem do Recife é projetado em função de picos de chuva e média histórica. “O que nós estamos acostumados a ver é que essa mudança climática está fazendo com que esses índices venham sofrendo alterações”, afirma.
Apesar dos transtornos, Schvartz reitera que não houve mortes em decorrência da grande quantidade de chuva. Para o secretário, esse é um dos resultados da eficiência da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e dos investimentos da Prefeitura, sobretudo na prevenção de deslizamentos de barreiras.
“Estamos cuidado do Plano Diretor de Drenagem do município, é um recurso via Governo Federal no PAC 2, que visa estabelecer quais são as adequações necessárias no nosso sistema de drenagem, para impedir que determinadas situações, como as que ocorreram ontem, voltam a acontecer”, diz.
O secretário destaca que altos índices de chuva podem causar estragos em qualquer lugar do mundo, mesmo em países onde há sistema de drenagem adequado: “Temos que deixar claro que essa intensificação da pluviometria em espaços concentrados causa transtornos em todo lugar do mundo. Japão e Estados Unidos, que são altamente preparados para desastres, estão sofrendo também por conta dessas mudanças”.
Segundo ele, a Prefeitura vem atuando, também, na questão da mobilidade em dias chuvosos. “Estamos buscando, através da matriz orçamentária da Copa do Mundo, algumas soluções no ponto de vista de implantação de corredores de transporte coletivo na cidade. Uma dessas ações é a própria Via Mangue, cujo processo licitatório já foi concluído. É uma obra que tem duração de 30 meses, mas, com certeza, antes disso, algumas situações dela já vão poder ser utilizadas pelo cidadão recifense”, ressalta.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/chuvas/2011/04/20/NWS,532199,4,214,NOTICIAS,766-LAMEPE-PREVE-RECORDE-INDICE-HISTORICO-CHUVAS-ABRIL.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário