quarta-feira, 20 de abril de 2011

Deslizamentos, ruas alagadas e trânsito complicado marcam 4ª feira chuvosa na RMR

As chuvas desta quarta-feira (20) provocaram mais transtornos à população da Região Metropolitana do Recife. Transbordamentos de córregos e canais, deslizamentos de barreiras, dificuldades no trânsito e água dentro de casa foram alguns dos incidentes ocorridos em mais um dia chuvoso na capital pernambucana.

RUAS ALAGADAS
Esta quarta-feira foi mais um dia de dificuldade para os motoristas que trafegaram no Recife. No bairro do Ibura de Baixo, na Zona Sul da cidade, um córrego transbordou. Apesar da força da correnteza, alguns moradores se arriscaram a andar dentro da água, que chegou a invadir as casas.
Durante a tarde, os motoristas que circularam pelos bairros do Cordeiro e da Iputinga também enfrentaram transtornos por causa das ruas alagadas por causa das chuvas. Na avenida Caxangá, no viaduto da BR-101, os carros precisaram passar pelo corredor dos ônibus. Em alguns trechos, os veículos pequenos não resistiram e tiveram que ser empurrados para sair do local.
Na paralela, a Maurício de Nassau, a chuva provocou um trânsito incomum. Na estrada do Forte do Arraial Novo Bom Jesus, na Iputinga, apenas os caminhões conseguiram trafegar.

DESLIZAMENTOS
Por volta das 17h desta quarta, uma barreira deslizou na comunidade de Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, provocou a destruição de duas casas. Ninguém ficou ferido com o deslizamento, que ocorreu num local próximo ao terminal de ônibus de Monte Verde. Com a força da água, árvores foram arrancadas e acabaram caindo por cima das casas. 
Um pouco antes, às 14h, uma barreira caiu e destruiu o quarto de uma residência localizada na UR-3, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. O incidente aconteceu na Rua Menino Jesus, na Vila dos Milagres, e não deixou vítimas.
No final da manhã, já havia ocorrido um deslizamento em Coqueiral. A queda da barreira destruiu o banheiro e parte da cozinha de uma casa. O incidente aconteceu perto da estação de metrô do bairro.

BALANÇOS DA DEFESA CIVIL

Recife
A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) removeu preventivamente, nesta quarta, 32 famílias que estavam em situação de risco em diversas localidades da cidade. Elas foram alojadas temporariamente em casa de parentes. Porém, a partir desta quinta-feira (21), uma parte das famílias será transferida para um abrigo da Prefeitura do Recife situado no bairro da Imbiribeira, onde ficarão sob os cuidados do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). 
Também foram realizadas 77 vistorias e mais de 12 mil metros quadrados de lonas plásticas foram colocadas em 53 diferentes pontos da cidade. Ao todo, foram registradas 250 ocorrências entre pedidos de vistorias, colocação de lonas, pequenos deslizamentos, pontos de alagamentos e casas com danos. 
  
Olinda
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Olinda recebeu um total de 40 ocorrências. A maior parte delas consistiu no serviço de colocação de lona: foram 28 solicitações. Também ocorreram sete cortes de árvores e uma podação. Foram realizadas duas vistorias em barreira e um deslizamento foi registrado.
 
AÇÕES DA PREFEITURA DO RECIFE

Codecir
O plantão da Codecir será reforçado durante o feriado da Semana Santa. Ao todo, 34 agentes Emlurb, URB, e do Programa Parceria nos Morros vão atuar no trabalho de orientação, vistorias e colocação de lonas plásticas em áreas de risco até o próximo domingo (24).
Nesse período, também continuará o monitoramento das áreas de risco alto e muito alto, com o objetivo de diagnosticar possíveis casos de deslizamento em potencial e dar os devidos encaminhamentos. As famílias que foram removidas de locais de risco para casa de parentes continuarão recebendo o acompanhamento dos assistentes sociais da Codecir, além de receberem cestas básicas e colchões. 
Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não faça cortes nas barreiras; não plante árvores de grande porte e troque as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não jogue lixo nas barreiras e não faça construções ou reformas antes de consultar a prefeitura.
  
Emlurb
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também atuará em regime de plantão durante o feriadão. Quatro equipes serão mobilizadas para realizar a desobstrução de galerias e canaletas. Além disso, o trabalho contará com o reforço de um caminhão equipado com jato de sucção para fazer operações emergenciais na rede de drenagem. 
  
CTTU
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai mobilizar cerca de 80 agentes para agilizar o fluxo de veículos, durante a Semana Santa, nos principais corredores do Recife. O efetivo pode ainda aumentar caso as chuvas fortes provoquem transtornos ao tráfego. A central de atendimento da CTTU funciona 24 horas. O telefone é 0800-081-1078 e a ligação é gratuita. 

SERVIÇO
Os números da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) são 199 ou e 3181-2490. Confira abaixo os telefones da Defesa Civil nos principais municípios da Região Metropolitana do Recife.

Recife: 0800 0813400
Olinda: 0800 281 2112
Jaboatão: 0800 281 2099
Moreno: 3535-1061, 3535-6712 e 8715-2246
Paulista: 9402-3135

Nenhum comentário:

Postar um comentário