Rejane Lucena da Comdec de Jaboatão dos Guararapes |
Brasília - Envolver a população no planejamento e no gerenciamento dos riscos e desastres que ocorrem nos municípios constitui uma ação positiva de prevenção aos desastres e preparação às situações de emergências. Para isso, foram criados os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), cuja finalidade é desenvolver um processo de orientação permanente junto à comunidade.
Este tema foi abordado na palestra “Mobilização Social - Experiência na Implementação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil”, ministrada hoje (13/04) por Rejane Lucena, coordenadora de Planejamento e Assistência da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes – PE. A apresentação fez parte do “Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional”, que terminou ontem, dia 13 de abril, em Brasília.
Os NUDECs estabelecem um elo formal entre as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs), responsáveis pelas ações de Defesa Civil municipal, e a população, possibilitando uma gestão participativa, além de incentivar uma mudança de hábitos.
Rejane Lucena defende que os cuidados da Defesa Civil precisam ocorrer antes dos acontecimentos de risco: “Não podemos mais continuar agindo na fase do socorro e da resposta aos desastres, é primordial, a mudança de concepção nas diretrizes de governo no tocante a formulação de estratégias voltadas à prevenção”, afirmou.
Escolas, instituições religiosas, clubes e associação de moradores podem envolver-se na construção de um NUDEC.
“Nesse contexto, unir esforços para atuar na orientação de crianças, jovens, adultos, educadores e a população de uma forma global é de suma importância”, lembrou Rejane.
Fonte: http://www.defesacivil.gov.br/noticias/noticia.asp?id=5825
Nenhum comentário:
Postar um comentário