quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Ponto da Virada, por Álisson Calixto

Prezados e prezadas, são 4hs da madrugada do dia 14 de abril, acabei de chegar de Brasília e ainda no aeroporto dos Guararapes, sentei para tomar um tradicional capuccino, mas ainda muito motivado por tudo que vi e ouvi durante o Seminário Internacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, decidi redigir este post (desculpe por algum deslize ortográfico, o cansaço compromete).

O título desta postagem se refere ao livro de Malcolm Gladwell, que já vendeu 5 milhões de exemplares em todo o mundo, nele se apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais, "Idéias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como ví­rus", diz o autor, e o momento decisivo em que essas novidades se alastram - ou se acabam - é o que ele chama de O Ponto da Virada.

Pois bem, este é o momento que a Defesa Civil Brasileira, ou como alguns já estão chamando, a “Proteção Civil”, está passando neste momento, infelizmente talvez pela grande freqüência e magnitude dos desastres recentes, com seus consequentes danos e prejuízos recordes, mas fato é que desde a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária ocorrida em março de 2010, tenho percebido considerando 10 anos na militância de Defesa Civil, fatos que me fazem acreditar neste “ponto de virada”, como a Professora Margareth Alheiros , da Universidade Federal de Pernambuco, disse: “este seminário será um divisor de águas na Defesa Civil Nacional”.

Nos quase três dias de seminário, estiveram presentes representantes de todos os Estados da Federação, nos mais diversos níveis de atuação, tendo a oportunidade de interagir com a “elite” dos cientistas, coordenadores e técnicos da área de gestão de risco e desastres do Brasil e do mundo.

Destaco três pontos na nova postura da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que reforça meu entusiasmo, que são:


-Aproximação dos municípios;

-Aparelhamento e capacitação das Comdecs e Nudecs;

-Foco nas medidas gestão de risco, ou seja, prevenção e preparação.

 

Por fim, destaco outro ponto positivo no seminário, que foi o contato com outros Operadores de Defesa Civil do país, com suas experiências e percepções. Fico na torcida que possamos ver a implementação da nova plataforma de Defesa Civil apresentada no evento.


Centro de Convenções lotado nos três dias do evento

Várias Filiais da Cruz Vermelha no evento 

Foto oficial da Cruz Vermelha no evento

Ao lado do Professor Carlos Nobre, cientista
do Ministério de Ciência e Tecnologia


OPORTUNIDADE: Considerando a impossibilidade de outras pessoas ou órgãos em participar deste importante evento, o Sr. Álisson Calixto da Cruz Vermelha Pernambuco estará disponível para palestras, socializando as informações disseminadas durante este evento. As solicitações podem ser feitas através do e-mail: alisson.calixto@cruzvermelha-pe.org.br, onde serão analisadas previamente. (Os custos de transporte e estadia são por conta do solicitante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário