quarta-feira, 29 de junho de 2011

Raio mata 18 crianças e uma professora em Uganda

Um raio provocou a morte de 18 crianças e uma professora ao atingir uma escola em Uganda. A descarga elétrica acertou as vítimas dentro de uma sala de aula na cidade de Kiryandongo, a 210 quilômetros ao norte da capital, Kampala. Mais 38 crianças ficaram feridas e foram levadas a hospitais.
Uganda tem um dos maiores índices de mortes por raios no mundo, e sua capital tem mais raios por ano que qualquer outra cidade no planeta, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
O país no leste da África tem sofrido com uma onda ainda maior de descargas elétricas durante fortes chuvas que acontecem fora da estação em que as descargas são mais frequentes.
Meteorologistas locais criticam o governo por não instalar para-raios suficientes em meio à crise. O tema foi debatido no Parlamento, onde políticos exigiram que o governo elabore uma estratégia para lidar com a questão.
 "Eu não sei qual ministério é responsável pelos raios, mas vamos esperar uma decisão do governo para informar ao país o que está acontecendo e então podemos cuidar disso ", disse a presidente do Parlamento, Rebecca Kadaga.

Fonte:Da Agência O Globo

Entenda mais: Raios e Tempestades
O que são?

Tempestades são caracterizadas por raios e trovões. São produzidas por uma ou mais nuvenscumulunimbus também conhecidas como nuvens de tempestade. Uma típica nuvem de tempestades tem um diâmetro de 10 a 20 km.  Cerca de 2000 tempestades estão sempre ocorrendo, o que significa que 16 milhões ocorrem anualmente em nosso planeta.  A freqüência de tempestades em um dado local depende de vários fatores, entre eles a topografia, a latitude, a proximidade de massas de água e a continentalidade. Os raios podem ser perigosos. Quando estão caindo por perto, você está sujeito a ser atingido diretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1milhão. A maioria das mortes e ferimentos não acontecem devido a incidência direta de um raio. Na verdade, são efeitos indiretos associados à proximidade do raio ou por efeitos secundários.

Danos
A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.  A extensão do dano depende da intensidade da corrente, das partes do corpo afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente.  Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo. As seqüelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbio do sono.  No Brasil, estima-se que aproximadamente 100 pessoas morrem por ano atingidas pelos raios. 

Perguntas freqüentes
1- Se eu estiver na rua o que devo fazer para não ser atingindo por um raio?
Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios tais como: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas; Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica; Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica; Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso: NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios; NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.

2- E seu eu estiver dentro de casa? Existe algum risco?
Não use telefone (o sem fio pode ser usado); Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Fonte:http://www.defesacivil.gov.br/desastres/recomendacoes/raio.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário