terça-feira, 14 de junho de 2011

Reflexão sobre a criação de uma Força Nacional de Defesa Civil, por Álisson Calixto

Tenho refletido se a criação de uma Força Nacional de Defesa Civil será algo realmente com efeito prático para as grandes questões que envolvem os desastres no Brasil, pois o ponto crucial não é uma força para resposta, mas sim uma legislação eficiente, Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) aparelhadas e treinadas, população informada e capaz de prover sua autodefesa e etc.
Acho que falta para alguns parlamentares o conhecimento mais elementar na gestão de risco e desastre, que é saber que o evento adverso acontece no município e a primeira resposta tem que ser provida nas primeiras horas pelo mesmo, com apoio dos órgãos estaduais ou federais na seqüência, caso necessário. Não é uma Força Nacional de Defesa Civil que levará horas ou dias para ser mobilizada, transportada e lançada que chegará às mais longínquas localidades para dar uma resposta eficiente!!
Essa medida perpetuará a fragilidade dos organismos de Defesa Civil locais (COMDECs), pois estes conhecem as especificidades da localidade e devem desenvolver seus planos de contingência. Fortalecendo as COMDECs, não seria necessária a despesa de criação de mais Força Nacional.
Tenho dito! 
NOVA ENQUETE: no lado direito do blog, VOTE sua opinião sobre o assunto, não necessita de cadastro, só clicar!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário