quarta-feira, 11 de maio de 2011

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA MOBILIZA FILIAIS EM AUXILIO AS REGIÕES ATINGIDAS POR FORTES CHUVAS

Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra
(Foto: Chiran Livera)
Rio de Janeiro – Diante das fortes chuvas que atingem a região norte e nordeste do país e do quadro de calamidade em que se encontram várias cidades, especialmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amazonas, a Cruz Vermelha Brasileira enviou, ontem, dia 5 de maio, um comunicado as suas filiais nesses Estados para que se mobilizem no atendimento de milhares de desabrigados. Solicitou ainda que as filiais de Cruz Vermelha do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais verifiquem a disponibilidade de doação - que possa haver em seus armazéns, em virtudes de campanhas recentes de atendimento às populações atingidas pelas chuvas – destinando-as às filiais daqueles estados atingidos.
Em Pernambuco, até quarta-feira, havia registro de mais de 6 mil entre desabrigados e desalojados, em 30 cidades. A Defesa Civil estimou que cerca de 17,5 mil pessoas estavam fora de casa no estado. A situação se repete em Alagoas, onde as chuvas causaram prejuízos em pelo menos dez cidades, com quase 4 mil pessoas desalojadas e mais de 700, desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil, mais de 5,7 mil pessoas foram afetadas. No Rio Grande do Norte as fortes chuvas deixaram 150 famílias desabrigadas e 13 comunidades isoladas. Manaus também foi atingida e registra desabamentos e famílias desabrigadas.
Preocupado com as populações que sofrem as consequências das fortes chuvas que caem nessas regiões o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra, alerta para o fato de que o agravamento das questões climáticas nos últimos anos tem aumentado o número de pessoas afetadas. “É nosso dever ajudar as pessoas a não ficarem tão expostas às tragédias ou ainda minimizar os efeitos dessas catástrofes”, ressaltando que “a Cruz Vermelha Brasileira reforçará suas ações trabalhando em conjunto com o Ministério da Integração Nacional e com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, na prevenção e capacitação de pessoal no apoio às operações de resposta aos desastres”.
Para a Secretario Nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, o acordo de cooperação técnica entre a Integração Nacional, Defesa Civil e a Cruz Vermelha “é um importante instrumento para o planejamento e execução de ações de prevenção e preparação para os desastres, considerando que a Cruz Vermelha é uma destacada instituição de apoio ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), e tem entre as suas finalidades a missão de contribuir para melhoria da saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade”.
Walmir Moreira Serra lembrou que domingo, 8 de maio, é o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho quando devemos refletir sobre o papel que temos a desempenhar para tornar melhor nosso mundo. “Esta é a essência e o espírito do voluntariado. Cada um de nós pode fazer a diferença envolvendo-se numa ação positiva em nossas comunidades”, enfatizou o presidente da Cruz Vermelha Brasileira.

Fonte:http://www.cruzvermelha.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167

Nenhum comentário:

Postar um comentário