segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encontro no Recife discute como defender a população de catástrofes naturais

O Consulado dos Estados Unidos promove, até esta sexta-feira (20) no Recife, um encontro com representantes da Defesa Civil do Nordeste para discutir como defender a população das catástrofes naturais. O principal objetivo do curso "Bases Administrativas para Gestão de Riscos” é a troca de experiências.
“É uma parceria que nós temos entre nossos países que está ajudando a aprender experiências para lidar com desastres naturais. Esse tipo de discernimento é muito bom para ambos os países porque essa troca de experiências pode salvar a vida das pessoas”, afirma o cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher Del Corso.
O curso foi desenvolvido a partir de experiências em assistência para desastres na América Latina e no Caribe, mas totalmente adequado à realidade brasileira, respeitando as necessidades de cada lugar. Foi assim em vários estados, a exemplo do Maranhão, do Rio de Janeiro e de São Paulo. 
Ao todo, serão cinco dias de aulas teóricas e práticas sobre fenômenos naturais, identificação de pontos vulneráveis, redução de riscos, sistema de alerta e gestão de abrigos, além de outros assuntos importantes apresentados pelo consultor da Universidade de Santa Catarina (UESC), Antônio Pinheiro, parceira do consulado no projeto. “Ele é voltado principalmente para quem vai trabalhar em planejamento ou direção de órgãos ou ações de resposta a desastres ou de sua prevenção”, diz.
Além de Pernambuco, há representantes de Sergipe, de Alagoas e da Paraíba participando do curso, que esperam voltar para casa com informações que possam ser aplicadas no seu estado.
“Quanto mais o estado estiver organizado através das suas Defesas Civis e dos Corpos de Bombeiros, ele vai ter uma condição melhor de preparar e de fazer a prevenção e também de ter estrutura para dar a resposta de socorro à população, caso ocorra algum sinistro”, afirma o Coronel Casa Nova, comandante do Corpo de Bombeiros.
Entre os participantes do curso, ainda estão algumas organizações não governamentais e a Cruz Vermelha.

Fonte:http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/palestras/2011/05/16/NWS,533365,4,246,NOTICIAS,766-ENCONTRO-RECIFE-DISCUTE-DEFENDER-POPULACAO-CATASTROFES-NATURAIS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário