quarta-feira, 11 de maio de 2011

Defesa Civil receberá capacitação da Marinha do Brasil

A Prefeitura de Bertioga, por meio do Gabinete do Prefeito, teve atendimento pronto do comando regional da Marinha do Brasil após o encaminhamento de ofício solicitando uma parceria na capacitação dos agentes municipais da Defesa Civil, a fim de possibilitar o atendimento especializado em ocorrências onde existam situações extremas. O pedido resultou na inclusão dos agentes em três cursos de capacitação, ministrados por especialistas da Marinha entre os dias 02 e 25 de maio, em Santos.
A tratativa teve início no mês de março, por meio do diretor interino de Defesa Civil, que demonstrou preocupação com o número relevante de atendimentos executados por suas equipes em Bertioga, durante o período de fortes chuvas que atingiu todo o Estado de São Paulo, que motivou inclusive a abertura de processo para a aquisição de um bote inflável que auxiliará o patrulhamento das áreas de risco nas proximidades das margens dos rios.
Após conversa com o prefeito do Municípoio, que determinou a confecção de documentação formalizando a solicitação do pedido à Marinha e uma visita por parte de Aguiar à sede da entidade em Santos, uma resposta formal foi dada prontamente pelo Capitão de Mar e Guerra, Gerson Luís Rodrigues Filho, incluindo cinco agentes da Defesa Civil de Bertioga em três cursos de capacitação, específicos para as áreas de resgate, salvamento e embarcações públicas.
Os cursos serão ministrados na sede da Marinha em Santos por técnicos especialistas que contarão com corpo discente seleto, reunindo integrantes do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, agentes da Polícia Federal, delegados da Polícia Civil e militares do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Segundo Aguiar, é um primeiro passo para consolidar o corpo de agentes da Defesa Civil do município, como um departamento especializado no atendimento à população bertioguense.
 “O atendimento dispensado pelo Comando Regional nos deixou honrados e com certeza esses cursos reúnem os melhores profissionais na transmissão de técnicas. A partir daí acredito que a Defesa Civil de nossa cidade inicie um processo de profissionalização especializada para a natureza de nossas atividades.” – reforça o diretor interino da Defesa Civil.
Os três cursos que estarão incluídos os agentes municipais são: Especialização de Resgate e Salvamento, Curso Especial para Tripulantes em Embarcações de até 6 metros e Curso Especial para Embarcações de Estado (públicas).
O último curso capacita o agente a executar incursões em parceria com órgãos públicos, sobre água, em veículos aquáticos de forças especiais ou auxiliares, como os da Capitania dos Portos e da própria Marinha.
Foi firmada também uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga e a Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro (ESDEC), um dos poucos centros e referência na especialização de profissionais da área em todo Brasil. Há uma previsão para os agentes municipais freqüentarem os cursos da ESDEC, nos meses de maio, agosto e setembro deste ano, no Estado do Rio de Janeiro.

Fonte:http://www.bertioga.sp.gov.br/noticia.php?idnot=2825

Nenhum comentário:

Postar um comentário