terça-feira, 24 de maio de 2011

Erros de pilotagem causaram acidente com voo Rio-Paris

O acidente com o voo AF447 Rio-Paris, em junho 2009, ocorreu devido a erros de pilotagem e a um erro nos procedimentos habituais, indicou nesta segunda-feira (23) o Wall Street Journal, citando fontes que teriam tido acesso aos resultados preliminares da análise das caixas-pretas.
Já a revista alemã Der Spiegel citou outra fonte, que afirmou que o comandante de bordo não se encontrava na cabine na hora em que o primeiro alarme tocou. Os pilotos da Air France foram "aparentemente distraídos por indicadores de velocidade com problemas e não reagiram corretamente frente a outros elementos cruciais do voo, como o ajuste da pressão da aeronave", explica o diário financeiro.
Os últimos momentos a bordo da cabine do A330 indicam, segundo essas fontes, que os pilotos foram aparentemente atrapalhados pelos alertas recebidos de vários sistemas automáticos de controle que foram acionados no momento em que o avião entrava em uma zona de turbulência no trajeto Rio-Paris, mas que também foram prejudicados pela forte geada que não estava prevista a 10.868 metros de altitude.
Geadas como essas interferem no funcionamento normal dos indicadores de velocidade e em outros sensores externos.
Por fim, os pilotos não seguiram os procedimentos habituais para manter a estabilidade da aeronave, o que causou o mau funcionamento dos indicadores de voo e esperaram que os parâmetros em questão voltassem ao normal, concluíram essas fontes.
Em outra matéria publicada no último fim de semana, a revista alemã Der Spiegel cita um perito que participou da análise das caixas-pretas, que afirma que o comandante de bordo não estava na cabine na hora em que o primeiro alarme soou. De acordo com a revista, seria possível escutar na gravação que ele voltou para a cabine de comando e "gritou instruções para os copilotos".
O principal sindicato de pilotos da França, o SNPL, lamentou nesta segunda-feira a divulgação na imprensa de "alegações não confirmadas" que podem provocar "suspeitas sem fundamento" a respeito do comportamento da tripulação.
"Em voos tão longos, sempre há um piloto substituto para que cada um dos membros da tripulação possa descansar em algum momento da viagem", explica o sindicato."Dois pilotos precisam permanecer no comando, de acordo com as regras de certificação do avião, e foi o que aconteceu naquela ocasião", justificou ainda o SPL.
O Bureau de Investigações e Análises (BEA) informou na semana passada que a primeira leitura das caixas-pretas do voo Rio-Paris não apresentava "nenhum mau funcionamento importante", do tipo pane elétrica, para o avião da Airbus, mas não descartava a possibilidade de problemas menores.
Diante da pressão e das especulações acerca das causas do acidente do voo AF447, o BEA resolveu adiantar a divulgação das conclusões das investigações para o final desta semana.
Eles devem descrever de forma precisa os eventos que "levaram ao acidente" do Airbus A330 da Air France, que matou 228 pessoas em junho de 2009. Enquanto o BEA realiza investigação técnica, a justiça terá que determinar as responsabilidades. A Airbus e a Airfrance estão sendo processadas por homicídio culposo.

Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/internacional/noticia/2011/05/23/erros-de-pilotagem-causaram-acidente-com-voo-rioparis-273535.php

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