Ventos fortes derrubaram árvores e deixaram imóveis destelhados no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, na última segunda-feira (9). O vendaval atingiu a cidade entre 17h e 17h30 e, segundo o Laboratório Meteorológico de Pernambuco (Lamepe), o fenômeno em questão chama-se "tromba d'água" - nas fotos ao lado, vê-se a coluna cinzenta, mais ao centro.
Segundo os técnicos do Lamepe, que avaliaram um registro em vídeo feito por um morador da cidade, a tromba d'água forma-se no oceano e vem em direção ao continente, diferente do tornado, que acontece no sentido inverso. Ainda de acordo com o Laboratório, nenhum dos fenômenos são comuns no Nordeste.
A coordenadora da Defesa Civil do município, Michelane Azevedo, disse ao G1 que os prédios da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creaes) foram atingidos, além de barracas da feira livre e árvores. O hospital ficou parcialmente destelhado.
“A cidade estava ensolarada. De repente, começou uma chuva muito forte que se estendeu por 20 minutos. O fenômeno do vento durou no máximo 5 minutos”, afirmou Michelane.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, algumas pessoas teriam visto a formação estranha no mar. “O fenômeno se formou no mar. Pessoas que estavam na terra viram quando aquele redemoinho se aproximava. Ele não atingiu a cidade toda, só um pequeno trecho”, disse.
saiba mais
A Defesa Civil municipal informou que vai iniciar o trabalho de recuperação dos imóveis atingidos. Inicialmente, lonas serão colocadas nos telhados. Os prédios públicos estão fechados nesta terça-feira (10), para avaliação dos estragos pelos técnicos. Não há relatos de estragos em casas de moradores.
O QUE DIZ O INMET
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia somente nuvens de chuva na região no momento do vendaval, mas não havia condições da formação de um tornado ou qualquer outro fenômeno do tipo.
Não há estação meteorológica na cidade que possa indicar a velocidade do vento. Durante a tarde, foram registradas rajadas de até 36 km/h em Palmares (PE). O município de São Luís do Quitunde, em Alagoas, registrou ventos de 20 km/h.
Fonte:http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/chuvas/2011/05/10/NWS,533050,4,214,NOTICIAS,766-TROMBA-AGUA-DESTELHA-IMOVEIS-MUNICIPIO-TAMANDARE.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário