A Prefeitura do Recife realizará, no próximo dia 28, o Simulado de Preparação para Desastres, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A ação acontecerá das 08h às 12h e envolverá 40 famílias do Córrego do Sargento, na Linha do Tiro (RPA – 02).
O treinamento tem o objetivo de capacitar as comunidades que residem em áreas de risco sobre os procedimentos a serem realizados numa situação emergencial de desastre. Além do Recife, o Simulado de Preparação para Desastres acontecerá simultaneamente nas cidades de Salvador (BA) e Maceió (AL). O resultado servirá para consolidar os estudos feitos para a elaboração de um sistema de monitoramento, alerta e alarme. Além disso, irá avaliar o desempenho das defesas civis dessas cidades, o envolvimento da população em situações de risco e desastre e a eficiência do sistema de cadastramento das famílias atingidas.
A simulação será dividida em quatro etapas. A primeira será o alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Sedec aos órgãos estaduais e defesas civis municipais sobre a ocorrência de fortes chuvas que venham a provocar deslizamentos nas áreas atingidas. Em seguida, vem a atuação da defesa civil municipal, que enviará o alerta para as famílias do Córrego do Sargento via SMS de celular. A terceira etapa será a evacuação dos locais por meio de rotas de fuga já definidas pela Codecir. A retirada contará com três ônibus, que levarão as famílias para o abrigo localizado na Rua Madri, na Imbiribeira. A última etapa será o cadastramento das famílias e a realização de uma palestra com orientações sobre práticas seguras em áreas de risco.
Há 15 dias, a Codecir já vem se preparando para esta atividade. Além das reuniões com representantes da Sedec e uma reunião de planejamento interno da equipe e com os parceiros internos da Operação Inverno 2011, houve uma primeira mobilização com os moradores do Córrego do Sargento. A Codecir voltará à comunidade nos dias 26 e 27. A ação contará com a participação de diversos secretarias e órgãos da Prefeitura – como as de Serviços Públicos (Emlurb, CTTU e Guarda Municipal), Controle Urbano (Dircon, URB), Saúde (Samu), Assistência Social (Iasc), Educação, além da Coordenadoria de Orçamento Participativo (OP), Programa Parceria nos Morros, Prometrópole e parceiros externos, como Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Codecipe.
Fonte:http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/20517-joao-da-costa-anuncia-simulado-de-preparacao-para-desastres
Histórico recente da localidade (17/06/2010)
Três irmãs morreram soterradas após um deslizamento atingir duas casas no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Segundo testemunhas, o incidente ocorreu por volta das 21h30 do dia 17/06. As meninas foram identificadas como Eduarda de Andrade Costa, de 3 anos, Cristiane de Andrade Costa, de 12, e Luana Marques da Fonseca, de 9. Os pais delas, Mauriceia de Andrade e José Ednaldo Pereira da Silva, conhecido como Dão, estavam desaparecidos, mas foram retirados dos escombros já mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário