Prezados Operadores de Defesa Civil, estava rindo comigo mesmo agora, ao me flagrar algumas horas testando empolgadamente este serviço do INPE que é o SOS (Sistema de Observação de Tempo Severo), o motivo dos risos é perceber como os profissionais de Gestão de Riscos e Desastres, como somos, ficam pensando 24hs nas hipóteses de eventos adversos, por isso alguns colegas dizem que sou o homem do DESASTRE..., mas na verdade isso é uma premissa desta atividade que escolhi, que é tentar antecipar eventos e a partir daí tomar medidas que evitem ou mitiguem desastres.
O sistema SOS monitora algumas condições de tempo como a quantidade de chuva, localização de sistemas convectivos e a quantidade de descargas elétricas, entre outros. As informações são fornecidas para cada município brasileiro dentro de boletins diários e a cada 15 minutos, além de previsões a curtíssimo prazo, conforme explica no site.
Veja abaixo um dos produtos gerados no site, que é muito fácil de utilizar, podendo combinar vários tipos de informação gerando imagens de acordo com as necessidades.
Imagem gerada com estimativa de precipitação (clique para ampliar) |
Imagem gerada com classificação de nuvens (clique para ampliar) |
Obs: Imagens reais geradas no dia 22 de maio 16:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário