segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: homenagem ao serviço voluntário

Os voluntários prestam um serviço inestimável a inúmeras comunidades no mundo todo, mas, ainda assim, seu sacrifício e sua dedicação são subestimados e não são reconhecidos. Para celebrar o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho deste ano - 8 de maio de 2011 - o Comitê Internacional da Cruz Vermelha pede um maior reconhecimento à considerável contribuição que os voluntários fazem a um mundo cada vez mais afetado por desafios relacionados com adversidades como desastres naturais, doenças, guerras e outros tipos de violência armada, pobreza, fome e mudanças climáticas.

"Os voluntários são um dos melhores recursos que as comunidades têm quando acontece uma crise", disse Tadateru Konoé, presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, organização que age antes, durante e depois de desastres e de emergências sanitárias e que ajuda a atender as necessidades e melhorar a vida das pessoas vulneráveis. "É importante ressaltar que os voluntários quase sempre são também vítimas das mesmas crises às quais respondem. A coragem e o senso de solidariedade necessários para pôr seu próprio sofrimento de lado e agir em benefício de outras pessoas são, de fato, excepcionais”.
Segundo um estudo recente, os 13 milhões de voluntários ativos da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, prestaram um serviço voluntário, no mundo inteiro, avaliado em seis bilhões de dólares somente no ano de 2009. 
Quase sempre, os voluntários estão nas linhas de frente da resposta emergencial e se expõem a sérios perigos. Para assegurar que possam fazer seu trabalho com segurança, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho pedem um maior respeito à segurança e ao bem-estar dos voluntários.
"Os desastres não deixarão de acontecer. A guerra e outras situações de violência, os desastres naturais e tecnológicos, a fome e a discriminação são a realidade de nosso panorama humanitário", disse Jakob Kellenberger, presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, organização responsável por proteger e assistir as vítimas de conflitos armados e outros tipos de violência. "Um dos melhores recursos que temos para abordar esses desafios são os voluntários e por isso estamos aproveitando o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho deste ano para homenagear seus serviços inestimáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário