domingo, 22 de maio de 2011

Exercício Meteoro 2011 (Havana, Cuba)


Preparar os cubanos para agirem corretamente nas situações extremas de desastres será o objetivo do exercício Meteoro 2011, que será realizado em toda a Ilha, informaram hoje fontes oficiais.

Dado os fenômenos que podem ocorrer, naturais ou provocados pelo homem, o ensaio medirá o grau organizativo dos cubanos em seu confronto a furacões, terremotos, maremotos e a intensa seca.
Segundo especialistas da Defesa Civil do país, o plano dessa instituição prevê um treinamento neste fim de semana de todos os órgãos de direção e comando sobre os planos de redução de desastres.
Verificarão os resultados dos estudos de perigo, vulnerabilidade e riscos, e serão preparadas as forças que intervém em resposta ante eventos catastróficos.
A prática comprovará a efetividade do aviso e orientação à população, com ênfase na proteção das pessoas que residem nas áreas de maior risco, divulga a edição digital do periódico Trabalhadores.
A atenção estará centrada na preparação da população, no conhecimento do nível de risco de cada comunidade e nas ações previstas em cada caso, onde e como se protegem as pessoas e seus bens materiais.
Entre as atividades está o treinamento das forças que participam na resposta e recuperação dos eventos, quanto ao desmontamento de telhados de casas de cultivo, estruturas de moinhos de vento e maquinarias de irrigação, proteção dos alimentos, equipamentos e produções, entre outras ações.
Desde 1986, na Ilha realiza-se este tipo de exercícios, com o fim de enfrentar melhor os perigos dos organismos ciclônicos, incluídos tempestades tropicais e furacões.
Em meados dos anos 90 do século passado, os treinamentos foram generalizados para combater danos de intensas chuvas e outros fenômenos naturais, sanitários, tecnológicos ou sua combinação.
Em 2008, uma das temporadas ciclônicas mais intensas dos últimos 50 anos, Cuba sofreu três devastadores meteoros, Gustav, Ike e Pomba, que causaram perdas materiais no valor de 10 bilhões de dólares.
A temporada ciclônica em Cuba começa em 1 de junho e estende-se até 30 de novembro.


Fonte:http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=290123&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário