sábado, 21 de maio de 2011

Defesa Civil aprova eficácia de gel antideslizamento (MA)

A Defesa Civil ao realizar uma vistoria técnica nesta quinta-feira (19), no bairro Túnel do sacavém, em são Luis (MA), comprovou que houve resultado positivo ao aplicar o gel de polímero (antideslizamento), em uma encosta nos fundos de uma residência que corre risco de desabamentos.
Luiz Carlos Magalhães, titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, observou que as fortes chuvas que caíram em São Luís desde que o produto foi aplicado, não houve nenhum desmoronamento de terra no local.
“Observamos que o gel antideslizamento, aplicado com sucesso nas áreas de risco do Recife e outras cidades do Pernambuco, é adaptável ao solo arenoso de São Luís. Além disso, outro fator importante verificado é que nesta encosta onde o produto foi aplicado já existe uma pequena camada de vegetação sobre a terra, o que significa que o gel não agride o meio ambiente”, coloca Luiz Carlos.
Por determinação do prefeito João Castelo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) já preparou um termo de referência e, com recursos próprios, vai aplicar o produto em áreas de alto risco, num espaço equivalente a dez mil metros quadrados, para evitar qualquer acidente neste período chuvoso.
Com a aprovação do uso do gel antideslizamento, a Prefeitura vai providenciar recursos federais, por meio do Ministério da Integração Nacional, para fazer a aplicação desta substância sob a análise da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Adão Gomes Silva, morador da residência beneficiada com a aplicação do gel, disse que mora naquela área há 22 anos e já sofreu com o deslizamento da encosta. Ele ficou impressionado com o resultado do produto.
“Durante esses 15 dias fiquei observando a barreira quando chovia para ver se a terra deslizaria, mas nada cedeu desde que foi aplicado esse gel. Antes, não conseguíamos nem dormir com medo da terra invadir nossa casa”, disse o morador.
Para garantir segurança aos moradores residentes na Estrada da Vitória, no Túnel do Sacavém, a Semosp executou um trabalho de contenção, desviando o curso da água que forma uma “cachoeira” sobre a encosta.

Fonte:http://www.imperatriznoticias.com.br/noticias/geral/3391-defesa-civil-aprova-eficacia-de-gel-aintideslizamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário