A importância da manutenção da cobertura florestal para a garantia dos serviços hidrológicos é tema de palestra promovida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) às 9h desta sexta-feira (29), no auditório da Compesa (Av. Cruz Cabugá, 1387).
O especialista em hidrologia Felipe Alcântara falará sobre os resultados obtidos pelo estudo "Quantificação de Serviços Ambientais Prestados pela Floresta Atlântica na Zona da Mata Pernambucana", realizado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) nas bacias hidrogáficas GL-1, Siriji, Sirinhaém e Una. O projeto teve financiamento do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) e contou com apoio da ONG Conservação Internacional e da multinacional Monsanto.
O objetivo geral do estudo foi estimar o papel da Floresta Atlântica como agente mitigador das mudanças climáticas e prestador de serviços ambientais fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável, o bem-estar humano e a conservação da biodiversidade.
O projeto irá desenvolver um banco de dados com intuito de gerar uma série de mapas temáticos e análises relacionando cobertura vegetal na Zona da Mata de Pernambuco com variáveis geoclimáticas, como hidrologia, relevo, temperatura e pluviosidade.
Fonte:http://www.apac.pe.gov.br/noticiaDetalhe.php?idNoticia=142
Nenhum comentário:
Postar um comentário