sábado, 16 de julho de 2011

Codecir organiza coletiva para alertar população (PE)

A Defesa Civil do Recife (Codecir) decidiu realizar uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado. As chuvas intensas ocorridas na noite da última sexta-feira e nesta madrugada acenderam o alerta na Prefeitura. A previsão é que continue chovendo até o meio-dia do domingo.
Entre as 19h da noite de ontem e as 15h de hoje, o órgão registrou 82 ocorrências. Dessas, 15 foram deslizamentos de barreira, mas nenhum foi considerado grave e também não houve vítimas.
De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, o pluviômetro da Defesa Civil indicou que choveu 115 milímetros no mesmo período. "Não sabíamos que iria chover tanto, a previsão que recebemos era de tempo nublado com pancadas de chuva", explicou, afirmando que, atualmente, com as mudanças climáticas, é difícil precisar a intensidade de precipitações.
Segundo ela, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê que as chuvas continuem até o meio-dia do domingo. No entanto, não existe uma definição sobre a intensidade.
A Codecir realiza um mapeamento de pontos de risco na cidade, com o apoio de dados cartográficos do Plano Municipal de Redução de Risco, elaborado em 2007. Essas áreas são classificadas em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto e muito alto. Só os dois últimos são contabilizados: 3.408. O número é atualizado anualmente e o último cálculo foi em março deste ano.
A recomendação da coordenadora da Codecir é para quem morar nas áreas de risco deixar o imóvel no período de chuva e sempre pedir o apoio do órgão público pelo telefone 0800-081-3400, que funciona em regime de 24 horas. Diariamente, 60 técnicos ficam de plantão para atender chamados, como colocação de lona. Uma cartilha com orientações está sendo distribuída à população das áreas de risco.

Fonte:http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110716144049&assunto=6&onde=VidaUrbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário