As tormentas forçaram o governo a pedir ajuda externa para conseguir resgatar pessoas, levar ajuda a comunidades isoladas e remover neve de locais afetados, informou a BBC Mundo. A neve pegou de surpresa agricultores e turistas nas áreas altas– e geralmente áridas – do departamento (Estado) de Potosí, no sudoeste do país.
Muitos agricultores perderam seus cultivos, e rebanhos de cerca de 50 mil lhamas ficaram sem pasto, depois de este ser coberto por uma grossa camada de neve. Muitas estradas no país foram fechadas, dificultando deslocamentos e o resgate de pessoas atingidas.
Dificuldades
Com apenas dois helicópteros, a Defesa Civil boliviana disse que, sem a ajuda de outros países, terá dificuldade em chegar às comunidades isoladas pela neve e afetadas por baixas temperaturas. O vice-presidente Álvaro García Linera informou que as aeronaves bolivianas são pequenas e incapazes de voar sobre as áreas mais altas.
O correspondente da BBC em La Paz, Mattia Cabitza, afirma que as autoridades não têm dado conta de limpar a neve em áreas amplas e isoladas do país.
Acredita-se que as nevascas prosseguirão nos próximos dias.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110711_bolviia_neve_pai.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário