Do dia 11 para 12 de julho, a Cidade de Palmares esteve em alerta em virtude de fortes precipitações, ocasionadas pelo fenômeno meteorológico “ondas de leste” e ventos úmidos vindos do atlântico, causando aumento do nível do Rio Una.
O Coordenador da COMDEC de Palmares, Sr. Amauri Júnior, solicitou a presença do Sr. Álisson Calixto, responsável pelo Departamento de Resposta a Desastres da Cruz Vermelha Pernambuco, para colaborar no monitoramento e medidas preventivas em um plantão naquela madrugada.
Não houve inundação na cidade, fatores tais como maré baixa e chuvas reduzidas nas cabeceiras da bacia hidrográfica, colaborarão para isso. A única ação efetivamente preventiva, com intervenção direta da Cruz Vermelha e da COMDEC, foi avaliar uma gestante moradora ribeirinha, que provavelmente em virtude do emocional da situação naquela madrugada, apresentou sangramento, encaminhando a mesma para avaliação especializada no hospital da cidade. Também foram retirados seus pertences da sua residência, para que a mesma não ficasse estimulada a retornar naquela condição de alerta.
Estiveram presentes na Cidade de Palmares e outras cidades circunvizinhas membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, dialogando com autoridades locais, monitorando e mantendo o comando da CODECIPE atualizado em tempo real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário