A onda de frio que atinge países da América do Sul já matou dezenas de pessoas em vários países e vem causando enormes prejuízos, segundo jornais locais. Além do Brasil, Bolívia, Argentina, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai já registraram mortes.
A Bolívia, país mais pobre da região, é o que contabiliza a maior quantidade de mortos por hipotermia nas últimas semanas, pelo menos 23. A maioria dos mortos bolivianos são indigentes do Departamento (Estado) de Santa Cruz (leste do país), atingida por uma incomum onda de frio polar.
No Peru, o governo afirma que 104 pessoas morreram nas últimas semanas de problemas em decorrência do frio, como casos de pneumonia e outras doenças respiratórias, embora os relatos não digam com precisão quantas pessoas foram mortas por hipotermia.
Na Argentina, no mesmo período, 13 pessoas morreram de hipotermia e outras 33 por intoxicação por monóxido de carbono, devido ao uso de aquecedores em mau estado.
O Paraguai registrou cinco mortes e Uruguai e Chile duas cada, todas causadas por hipotermia. Meteorologistas dizem que a onda de frio pode permanecer na região até o início de agosto.
Além das mortes, o frio vem causando prejuízos econômicos aos países afetados. Milhares de cabeças de gado morreram no Brasil e no Paraguai.
O Chile decretou emergência agrícola em três províncias do sul do país. A medida permite ao governo manejar mais rapidamente verbas para atender a população e os agricultores afetados.
Os termômetros chegaram a -15ºC em algumas áreas. Povoados cobertos de neve ficaram isolados. O mau tempo também levou ao cancelamento de vários voos no aeroporto Jorge Newbery, na capital argentina, Buenos Aires. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onda-de-frio-castiga-america-do-sul-e-mata-dezenas,584287,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário